Lipoaspiração
QUANTOS QUILOS VOU EMAGRECER COM A LIPOESCULTURA?
Sendo uma cirurgia que retira determinada quantidade de gordura, evidentemente haverá uma redução no peso, que varia de acordo com o volume corporal de cada paciente. Não são, entretanto, os “quilos” retirados que definirão o resultado estético, mas sim as proporções que cada área determinada mantenha com as demais. A avaliação detalhada de três itens: elasticidade da pele, quantidade de gordura e sua localização, nos permitem otimizar o resultado. Nos casos, em que o(a) paciente está com o peso muito acima do normal, recomendamos um tratamento prévio de emagrecimento para um equilíbrio do peso corporal. Há casos em que se faz necessário que se retire a gordura de certas áreas e se reintegre em outras para aumento de volume. Parte ou totalidade dessa gordura poderá ser reabsorvida. Não é possível se prever o percentual de permanência dessa gordura.
A LIPOESCULTURA DEIXA CICATRIZ MUITO VISÍVEL?
As cicatrizes resultantes de uma lipoescultura ou lipoaspiração são mínimas, localizadas em diversas partes do corpo, de modo a permitir acesso às áreas a serem operadas. Seu tamanho varia entre 0,5 a 1cm e são planejadas para ficar o menos visíveis possíveis. As cicatrizes serão permanentes, e vão se modificando com o decorrer do tempo. Cada paciente comporta-se diferentemente de outro, em relação à evolução das cicatrizes, podendo, mesmo, em alguns casos, tornar-se imperceptível.
Certas pacientes podem apresentar tendência à cicatrização inestética (cicatriz hipertófica e quelóide). Este fato deverá ser discutido, durante a consulta inicial, bem como suas características familiares. Pessoas de pele clara tendem a desenvolver menos este tipo de cicatrização.
Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar tais cicatrizes inestéticas, na época adequada. A cicatriz hipertrófica ou quelóide, não devem ser confundidas, entretanto, com a evolução natural do período mediato da cicatrização. Qualquer dúvida a respeito da sua evolução cicatricial deverá ser esclarecida durante seus retornos pós-operatórios, quando pode fazer a avaliação da fase em que se encontra.
EXISTE CORREÇÃO PARA CICATRIZES HIPERTRÓFICAS?
Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar tais cicatrizes inestéticas, na época adequada. Não se deve confundir, entretanto, o “período mediato” da cicatrização normal (do 30º dia até o 12º mês) como sendo uma complicação cicatricial. Qualquer dúvida a respeito da sua evolução deverá ser esclarecida com seu médico.
EM QUANTO TEMPO ATINGIREI O RESULTADO DEFINITIVO?
Além da dependência temporal do resultado em relação ao processo cicatricial, este também depende da elasticidade da pele, do volume retirado, da área afetada etc. Nas primeiras semanas ou meses, essas áreas, além de estar sujeitas a períodos de “inchaços”, poderão apresentar alguns pontos mais densos que outros. Esses geralmente são perceptíveis à palpação e tendem com a evolução atingindo gradativamente o resultado almejado. A obtenção do resultado definitivo pode ser auxiliada por técnicas de fisioterapia e nunca se deve considerar como definitivo qualquer resultado, antes de seis a nove meses do pós-operatório.
A LIPOASPIRAÇÃO CORRIGE A GORDURA SOBRE A REGIÃO DO ESTÔMAGO?
A GRAVIDEZ FUTURA PREJUDICA O RESULTADO?
O PÓS-OPERATÓRIO DA LIPOASPIRAÇÃO É MUITO DOLOROSO?
HÁ PERIGO NESTA OPERAÇÃO?
QUE TIPO DE ANESTESIA É UTILIZADO PARA ESTA OPERAÇÃO?
QUANTO TEMPO DURA O ATO CIRÚRGICO?
QUAL O PERÍODO DE INTERNAÇÃO?
SÃO UTILIZADOS CURATIVOS?
QUANDO SÃO RETIRADOS OS PONTOS?
QUANDO PODEREI TOMAR BANHO COMPLETO?
QUAL A EVOLUÇÃO PÓS-OPERATÓRlA?
Como cuidar do pós operatório da lipoaspiração
- sempre respire bem fundo e devagar como um exercício umas 4 x ao dia
- procure andar, não fique so parado(a), não deixe a perna muito tempo para baixo para não inchar e dar uma trombose. Quando estiver deitado(a) faça exercícios com movimentos dos pés esticando e dobrando e rotacionando eles. Use as meias anti trombóticas se a Dra. Eliana tiver indicado, por 10 dias.
- o curativo sera sempre após o banho, a partir do 4º. dia de cirurgia. Lave com agua e sabonete, enxugue, passe a pomada nos cortes , cubra com gaze e micropore. Fará ele por 21 dias. depois dos 21 a Dra. Eliana irá te indicar um gel para modelar a cicatriz quando retornar nas consultas.
- sempre abra a cinta cirúrgica deitado(a), respire, espere um tempo, depois sente, espera mais um pouco para depois levantar. Nunca tire a cinta de pé, só quando já estiver acostumado(a).
- os pontos a pele absorve, não são retirados.
- passe hidratante podendo ser a base de arnica nas áreas operadas , mas não passe no corte.
- a cinta cirúrgica será usada por 3 meses e só retirar para o banho. Por vezes terá que mandar ajustar
- ficará muito inchado(a), rouxo(a). É normal a área genital ficar enorme de inchaço, juntar líquido nas costas e a Dra. Eliana irá avaliar a necessidade de tirar com seringa (não se preocupe, em suas consultas fará isso e não dói a punção)
- nunca fique deitado(a) o tempo inteiro , pois quem menos mexe as pernas são os que mais podem ter trombose (formar um coágulo lá e migrar para o pulmão, o que pode ocasionar a morte), ande umas 5 a 8 x ao dia, faça exercícios com os pés rodando e não fique com eles para baixo. sente, coloca um banquinho e pernas para cima , mexendo os pes toda hora.
- dirigir somente após 7 dias. quando parar os analgésicos.
- após 1 mês poderá fazer esteira leve e bicicleta usando cinta firme.
- cicatrizes podem alargar, dar quelóides. não há como prever como a pele pode reagir a tensçao ser esticada). por isso faça o seu máximo para não abusar de esforços.e, se acontecer, após a pele ceder (10º. mês) poderá conversar com a Dra. Eliana para realizar um retoque das cicatrizes fazendo o pagamento apenas do uso da internação e centro cirúrgico do hospital, material e anestesista. ou tratar com cremes, ácidos. A Dra. Eliana te orientará. algumas pessoas tendem a manchar a cicatriz de escuro e isso é genético, Usaremos pomadas clareantes para amenizar, se precisar.
- procure tomar as medicações até o 7º. dia, depois poderá suspender e usar o lisador quando houver dores, que irão aparecer esporadicamente.
- a pele ficara bem dormente, por isso não encoste em fornos e cuidado com agua muito quente pois pode se queimar sem perceber. Você ficara muito inchado(a), até deformado(a), rouxa(a). com o tempo (quase 6 meses) vai saindo aos poucos. faça as drenagens linfáticas com fisioterapeuta especializado para que não fique com fibroses (coágulos de sangue que endurecem debaixo da pele e depois não saem mais) ficando a área irregular.
- vazar um líquido alaranjado parecendo gordura por vezes é normal, chama-se seroma. troque mais vezes o curativo, colocando mais gazes para absorver.
- engordar e emagrecer pode fazer com que as areas lipadas engordem diferente e fique toda irregular, procure manter seu peso.
- em algumas pessoas, a pele daáarea lipada pode ficar bem avermelhada e produzir manchas que nem vasinhos. É impossivel de se prever. Essas manchas regridem , mas em casos raros podem não desparecer mais.
- não poderá tomar sol durante 3 meses, mesmo com roupas ou protetores solares.