Abdominoplastia

Imagem Abdominoplastia

Informações sobre cirurgia na região do abdome

Seu peso em relação a sua altura – Na maioria das vezes anotamos a altura do paciente, exemplo: 1,60m, diminuímos 10 dos dois últimos números e chegamos a um valor de peso ideal de 50 Kg para esta altura.

Sabemos das varias diferenças entre estrutura corporal do indivíduo, por isto variamos ainda 5Kg para mais ou menos deste resultado.

O fato é que, nestas pessoas em que a gordura interna está aumentada, há uma restrição no resultado da cirurgia plástica, já que não podemos invadir a cavidade abdominal para retirá-la. Ela deixa a parede abdominal tensa , dificultando a descida da pele, caso haja sobra, para realizarmos uma plástica abdominal. Também não teremos um bom resultado se realizarmos uma lipoaspiração neste caso, pois aspiraríamos a gordura externa (a lipoaspiração somente aspira a gordura externa) e a interna ficaria, mantendo a parede abdominal alta com aspecto de abdome alto, globoso).

Se o indivíduo está muito acima do peso, todas as estruturas corporais estão aumentadas e, por isso o cirurgião não conseguirá ter um resultado cirúrgico satisfatório. Conforme a explicação que seguirá:

O mais importante é ter noção de que existe GORDURA entre a pele e o músculo abdominal, que poderão ser modificadas pelo cirurgião (gordura externa) , e a GORDURA que envolve as vísceras como: intestino, estômago, baço, fígado; as quais ficam abaixo do músculo, e que não podem ser manipuladas pelo cirurgião plástico (gordura interna).

Pele com flacidez e posição dos músculos retos abdominais

Muitas vezes nos deparamos com a pergunta: Terei que realizar uma plástica ou uma lipoaspiração resolve? Quando se realiza uma lipoaspiração, o cirurgião está aspirando a gordura externa (conforme a figura acima). Não se modificará a pele, a posição dos músculos retos abdominais e nem a gordura interna do paciente, por isso, se antes da cirurgia o paciente já tiver flacidez de pele ela irá piorar com a lipoaspiração, já que esvaziaremos parte da gordura entre o musculo e a pele e esta última, ficará mais vazia (mais murcha. Lembre que a pele é o nosso tecido, a gordura é um enchimento abaixo dele, imagine uma alomofada vazia, como ficaria o tecido? Então, a lipoaspiração é indicada para pessoas que não tenham muita sobra de pele, tenham gordura externa aumentada , porém gordura interna pequena e sem projetar o abdome para frente.

Existe ainda pacientes que após a gravidez ou perda de peso, cursam com estrias na pele e flacidez abdominal, acompanhada ou não de gordura externa.

Os pacientes que tem abdome projetado para frente e com sobra de pele, porém estão dentro do seu peso ideal (não tem gordura interna empurrando a parede abdominal e nem muita gordura externa), provavelmente tem o músculos retos abdominais afastados, facilitando com que, na posição ereta, ou seja, de pé, e sem contrair o abdome, as vísceras abdominais empurrem a parede abdominal para fora, já que a abertura dos músculos retos permite uma “ frouxidão” da parede. Uma maneira fácil de verificar isso é que ao forçar contrair o abdome (colocar a barriga para dentro) a projeção para frente desaparece, ficando apenas a sobra de pele, a altura do abdome fica igual ou menor que a altura das costelas, neste caso, está indicada a abdominoplastia (dar ponto entre os músculos para que ele não fique frouxo e consiga manter as vísceras para dentro e retirar o excesso de pele e gordura externa através de cortes). Se ao contrair o abdome na frente de um espelho (colocar a barriga para dentro usando a força do músculo), o abdome fica mais alto que a altura das costelas e projetado para frente mesmo com muita força, provavelmente há gordura interna, havendo necessidade de emagrecer antes da cirurgia até a gordura interna , a qual não podemos tirar, esvaziar e deixar a altura do abdome ideal.

Caso esteja acima do peso, o ideal é perder peso antes da cirurgia. Alguns indivíduos com o que chamamos abdome em avental, com grandes sobra de pele, mesmo perdendo muito peso podem também ainda ter as vísceras bastante aumentadas, dilatadas, da época que foram mais gordinhas, com gordura interna ainda muito volumosas e poderão realizar a cirurgia caso o excesso de pele com gordura externa esteja prejudicando coluna, causando assaduras, porém com resultado restrito.

É importante que o peso já esteja estável e que se saiba das restrições de resultados, como projeção da parede abdominal, já que as vísceras e a gordura interna ainda são volumosas, Muitas vezes, grandes perdas de peso fazem com que haja sobra de pele abdominal tanto na vertical quanto horizontal, indicando cirurgia com corte vertical para retirar excesso de pele laterais.

O QUE PRECISO SABER DO PÓS OPERATÓRIO DE ABDOMINOPLASTIA ?
A cirurgia de abdominoplastia causará dores na coluna devido a posição que o paciente terá que tomar no pos cirúrgico, terá que andar com o tórax dobrado em direção do abdome para não esticar a pele e ter risco de soltar pontos ou diminuir a circulação de sangue nela por cerca de 15 dias. Se você já tem problemas de coluna, deverá passar pelo ortopedista para pedir uma carta de liberação.

Ficará edemaciado(a) por cerca de 4 a 12 meses, cada vez menos. No início, terá a impressão de que ficou curto(a) entre o tórax e abdome, achando que nunca mais irá voltar ao normal, depois irá cedendo a pele e aumentando o espaço, sendo o resultado melhor visível no sexto mês de cirurgia. A cicatriz por 7 meses a 1 ano fica endurecida e bastante rosada e alta, so iniciando o clareamento, descendo e amolecendo a partir de então. O umbigo será o mesmo, caso haja hérnia devo antes consultar o cirurgião geral ou combinar com o cirurgião plástico de tratá-la, mas hérnias podem recidivar (voltar) com esforços ao longo dos anos.

Com a tensão feita para esticar a pele do abdome, a cicatriz pode alargar , ficar irregular, caso o meu tipo de pele seja flácida, com estrias, que eu me esforce antes do tempo, que eu dormindo, estique meu corpo antes de 1 mês, assim como a cicatriz do umbigo pode ser forçada a ponto de abrir pontos, por isso é necessário extremo comportamento após a cirurgia. O umbigo anterior pode ficar muito comprido para a nova posição e pode até , por mais cuidado que o cirurgião tome, necrosar, estenosar( fechar). Caso aconteça, será necessário, aguardar a cicatrização completa e fazer um retoque. Não se tem como prever o quanto cada pele cede, se trinca ao ser esticada (estrias) , se uma cicatriz irá alargar sob a tensão de uma pele esticada , o que pode acontecer em alguns pontos ou em toda a extensão da pele, assim como um queloide (cicatriz alta, larga e endurecida, além de muito rosada e dolorosa e que depende de genética da pele e é impossível de prever antes de operar).

Podem aparecer manchas que o indivíduo pode ter tendências a ter (como depilar a axila e a pele ficar escura, marcas de acne , de vacina ou cicatrizes previas amarronzadas) o que significa que pode ou não a cicatriz ficar também amarronzada (hipercromica).

A pele podera ceder, às vezes por igual, outras vezes mais um lado que outro, e pode necessitar de retoque. Pele é um couro, couro cede e ao longo do tempo a tendência natural é ceder. Nunca se pode comparar cicatrizes de cesárea que não tem tensão com a cicatriz de uma abdominoplastia que está sob muita tensão.

Em fazendo só a cirurgia do abdome, esta não corrige a espessura de gordura da pele e sim a flacidez e sobra de pele com gordura , e que a gordura dos flancos (área das laterais para as costas – cintura) não será corrigida.

Toda cirurgia pode necessitar um retoque posteriormente já que a pele vai voltar a sua consistència genética, cedendo como “couro de sapato” e, portanto, não terá tensão diferente da pele do rosto, do braço ou do restante do corpo, e , como é imprevisível , poderá haver alterações de pele á medida que ela for cedendo, assim como alargamento de cicatrizes, escurecimento, etc. Se o paciente necessitar reoperar, terá que arcar com os custos do hospital, anestesista e equipe, pois estes farão novos procedimento.

Se o paciente não informou que fuma, uso drogas, medicações, tem problemas de saúde, uso medicações para emagrecer, uso anticoncepcionais, qdo foi questionado pelo médico, isto poderá ter conseqüências desastrosas, com grande risco de morte. O cigarro pode prejudicar muito a cicatrização e dar tendência de necrose ( morte ) da minha pele.

Como me cuidarei no pos operatorio de abdominoplastia?
  • sempre respire bem fundo e devagar como um exercício umas 4 x ao dia
  • procure andar, não fique só parado, não deixe a perna muito tempo para baixo para não inchar e dar uma trombose. quando estiver deitado(a), faça exercícios com movimentos dos pés, esticando, dobrando e rotacionando eles. Use as meias anti trombóticas se a Dra eliana tiver indicado, por 10 dias.
  • o curativo será sempre após o banho. lave com água e sabonete, enxugue, passe a pomada, cubra com gaze e micropore, fará ele por 21 dias, depois dos 21 a Dra. Eliana irá te indicar um gel para modelar a cicatriz quando retornar nas consultas.
  • sempre abra a cinta cirurgica deitado(a), respira, espera um tempo, depois senta, espera mais um pouco para depois levantar. Nunca tire a cinta de pé, somente quando já estiver acostumado(a).
  • há laços no final de cada corte, em fio transparente. podem cair sozinhos, mas a Dra. Eliana os retira com cerca de 15 dias. o resto dos pontos a pele absorve, não são retirados.
  • passe hidratante podendo ser a base de arnica nas áreas operadas , mas não passe no corte.
  • a cinta cirurgica será usado por 3 meses e só retirar para o banho.
  • não se estique de forma alguma , mesmo que a coluna esteja doendo e que diga que está sem dor, por 15 dias. Quando você estica, a pele fica branca e pode ficar sem circulação podendo após 1 semana ir abrindo de dentro para fora todos os pontos. Também não se levante sozinho(a), fazendo força com o abdome, mesmo que pareça que consegue, ira estourar pontos internos. Só poderá fazer isso sozinho(a) com 20 dias,
  • após 15 dias, se estiver tudo bem , poderá retornar a trabalhar, contanto que não carregue peso, fique abaixando ou levantando muitas vezes.
  • durma com a cabeceira alta e pernas também , como ficou na cama do hospital, nunca esticado(a). durante 15 dias não podera ficar de lado. se cansar da posição, vai colocando um travesseiro entre as pernas e abaixo de cada ombro, revezando para ficar um pouco inclinado(a).
  • nunca fique deitado(a) o tempo inteiro , pois quem menos mexe as pernas são os que mais podem ter trombose (formar um coágulo lá e migrar para o pulmão, o que pode ocasionar a morte) , ande umas 5 a 8 x ao dia, como um(a) corcunda, bem dobrado(a). Faça exercícios com os pés dobrando e rodando para bombear o sangue na batata da perna e não fique com eles para baixo. senta, coloca um banquinho e pernas para cima, mexendo os pés todo tempo possível.
  • dirigir somente após 20 dias.
  • após 2 mês podera fazer esteira leve e bicicleta
  • não tome sol na área cirúrgica , mesmo com blusa e protetor, durante 3 meses.
  • cicatrizes podem alargar, dar queloides. não há como prever como a pele pode reagir a tensao (ser esticada), por isso, faça o seu máximo para não abusar de esforços e, se acontecer, após a pele ceder (10º. mês) poderá conversar com a Dra. Eliana, para realizar um retoque das cicatrizes fazendo o pagamento apenas do uso da internação e centro cirúrgico do hospital, material e anestesista ou tratar com cremes, ácidos, a Dra. Eliana te orientará. Algumas pessoas tendem a manchar a cicatriz de escuro e isso é genético, usaremos pomadas clareantes para amenizar, se precisar.
  • procure tomar as medicações até o 7º. dia, depois poderá suspender e usar o analgésicos prescritos quando houver dores, que irão aparecer esporadicamente.
  • a pele ficará bem dormente, por isso não encoste em fornos e cuidado com água muito quente, pois pode se queimar sem perceber. Você ficará muito inchado(a), até deformado(a), rouxo(a). Com o tempo ( quase 6 meses), vai saindo aos poucos. faça as drenagens linfáticas com fisioterapeuta especializado para que não fique com fibroses (coágulos de sangue que endurecem debaixo da pele e depois não saem mais), iniciando a partir do 6º. Dia de pós operatório.
  • vazar um líquido alaranjado, parecendo gordura, por vezes é normal, chama-se seroma. Troque mais vezes o curativo, colocando mais gazes para absorver.
  • seu dreno, se tiver sido colocado, só será retirado no 7º. dia. Use a trava sempre que for esvaziá-lo (no vaso sanitario) , aperte a sanfona, feche-o de novo e depois solta a trava.
  • se fez lipo junto, engordar e emagrecer pode fazer com que as áreas lipadas engordem diferente e fique toda irregular, procure manter seu peso. No abdome pode engordar só ao redor das visceras (aquela gordura visceral que não pode ser retirada e que fica debaixo do musculo) o que deixa a barriga cada vez mais alta e dura, sem poder operar, então, procure seguir uma dieta.
  • em algumas pessoas a pele da área lipada pode ficar bem avermelhada e produzir manchas que nem vasinhos. É impossivel de se prever. Essas manchas regridem , mas em casos raros podem não desparecer mais.